O Portal, lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Nesse portal são disponibilizadas sugestões de aulas de acordo com currículo de cada disciplina, conteúdos de multimídias, sites e portais para auxiliar a pesquisa e a formação de professores entre outros. Além disso, o professor poderá disponibilizar suas aulas no portal.
No Brasil, em 2007, um edital do MCT/MEC contratou a produção de conteúdos digitais nos formatos de áudio, software (essencialmente simulações), vídeos e experimentos práticos. Esses materiais formaram o Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE), inaugurado em 2008. No BIOE encontram-se recursos digitais em diferentes formatos – áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional – relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional. É importante ressaltar que nesse repositório encontramos recursos digitais que abrangem desde a educação infantil até o ensino superior.
O site "Acessa Física" disponibiliza recursos recursos educacionais, na área de física através de quatro mídias: audiovisual, áudio, software e experimentos.
O Píon, Portal SBF de Ensino e Divulgação da Física, disponibiliza para o público em geral material didático, vídeos, fotografias, ilustrações, simulações educativas, entre outros recursos relacionados à física.
"A Física e o Cotidiano" contempla quatro mídias: software, áudio, experimentos educacionais e audiovisuais que abordam conteúdos de Física voltados para o ensino médio.
Essa página possui uma seleção de links sobre tecnologias voltadas para o ensino de física. Dentre esses links também estão disponíveis revistas especializadas em ensino de física.
Nesse site é possível encontrar simulações de física que abordam os seguinte conteúdos: mecânica, dinâmica, ondas, eletromagnetismo, termodinâmica e óptica.
Esse site contêm simulações referentes ao sistema Solar, estrutura da Matéria, o estudo dos movimentos, fenômenos elétricos e calorimetria.
O Observatório Nacional (ON) tem se empenhado em disponibilizar conhecimento científico em Astronomia, Astrofísica, Geofísica e Tempo e Frequência para o público em geral, visando popularizar a ciência e os serviços de competência desta Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
O Laboratório Didático Virtual é uma inciativa da Universidade de São Paulo, atualmente coordenado pela Faculdade de Educação. Nele você vai encontrar animações elaboradas a partir de roteiros de alunos de ensino médio das escolas da rede pública, links para simulações e sites, além de projetos educacionais.
Site elaborado com foco em Física Experimental.
YouTube para Escolas fornece o acesso a centenas de milhares de vídeos educativos livres do YouTube EDU.
O MERLOT (Multimedia Educational Resources for Learning and Online Teaching) é um repositório criado em 1997 pela California State University. Esse repositório não contém apenas materiais de aprendizagem, mas também comentários, coleções pessoais e fotos. Os materiais de aprendizagem são categorizados em 14 diferentes tipos.
O comPADRE Biblioteca Digital é uma rede de coleções de recursos on-line gratuitos de apoio ao corpo docente, alunos e professores de Física e Astronomia. Esse projeto é mantido por uma parceria da Associação Americana de Professores de Física (AAPT), da American Astronomical Society (AAS), do Instituto Americano de Física / Sociedade de Estudantes de Física (AIP / SPS), e da American Physical Society (APS).
Em 2002, o prêmio Nobel de Física Carl Wieman fundou o PhET (http://phet.colorado.edu/pt_BR/). A sigla deriva de Physics Education Technology, e o projeto inicial era disponibilizar Objetos de Aprendizagem em diferentes áreas da física. Posteriormente, o nome mudou para Interactive Simulations, pois passaram a disponibilizar também simulações de outras áreas, mas a sigla foi mantida. As simulações são desenvolvidas e avaliadas por especialistas e por centenas de estudantes. Abrange atualmente as áreas de física, química, biologia e matemática.
Nesse site é possível encontrar inúmeras simulações de matemática e física em Java. Além disso, ele sugere muitos outros sites interessantes que contêm objetos de aprendizagem.
Esse site foi criado pelo Prof. Martin V. Goldman da Universidade do Colorado, com o objetivo de tornar a física mais acessível aos estudantes e ao público em geral. Nesse site é possível encontrar demonstrações de conteúdos de física moderna e química.
O objetivo desse site é inspirar as pessoas de todas as idades sobre a física. Nesse site é possível encontrar inúmeros sites de física escolhidos criteriosamente. Um dos destaques são as experiências propostas por Marvin & Milo
Esse site foi criado por dois professores da Universidade de Búfalo. Nele é possível encontrar várias simulações desenvolvidas em flash sobre física ondulatória.
O Exploratorium é um museu de ciência, arte e percepção humana localizado em São Francisco, Califórnia. Online desde 1993, possui 18 mil páginas da Web explorando centenas de temas diferentes. O site contém instruções de vários experimentos simples (Hands-on activities) e também fornece uma variedade de exposições on-line (Online Activities).
Esse site é uma iniciativa do Departamento de Física da Universidade do Oregon. Nele é possível encontrar uma coleção de simulações em Java sobre: astronomia, energia e meio Ambiente, mecânica e termodinâmica.
O site HowStuffWorks foi criado em 1998 por Marshall Brain, professor da Universidade Estadual da Carolina do Norte, e tem crescido continuamente. Sua importância é reconhecida pelo público e pelos meios de comunicação, o que é atestado pelos diversos prêmios recebidos pelo site. De motores de carros a ferramentas de busca, de telefones celulares a células de energia, milhares de assuntos são explicados pelo HowStuffWorks. Com sede em Atlanta (Geórgia, nos EUA), o HowStuffWorks é desde 2003 parte do Convex Group, empresa de mídia e tecnologia.